Direitos Humanos

Novas propostas adiam acordo sobre reajuste de aposentadorias

24/08/2009 - 19:52  

Parlamentares e representantes do Executivo, de centrais sindicais e de aposentados não conseguiram chegar a um acordo, em reunião durante quase seis horas nesta segunda-feira, sobre a política de reajustes para aposentadorias acima de um salário mínimo. Porém, o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que as negociações avançaram e terão um desfecho nesta terça-feira (25), em novo encontro a partir das 18 horas.

Nessa reunião, devem ser analisadas novas propostas feitas pelos sindicalistas, como explicou o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical: "Queremos colocar no acordo a política para o [reajuste do] salário mínimo, que é a inflação mais o PIB. E queremos construir uma proposta que já inclua 2010 e 2011. Isso é um problema para o governo, que não previa 2011", explicou.

Outra reivindicação, segundo ele, é incluir no cálculo do tempo de contribuição para aposentadoria o tempo em que o trabalhador recebe o seguro-desemprego. "Essa também é uma posição nova e isso criou um problema interno que o governo vai discutir; esperamos chegar a um acordo nesta terça-feira", concluiu Paulo Pereira da Silva.

Mudança
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) confirmou que a reunião desta segunda-feira não foi conclusiva porque o governo ainda precisará avaliar as novas demandas dos sindicalistas: "Na semana passada, se discutia o aumento do mínimo para 2010. Os movimentos agora estão pedindo 2010 e 2011. Os negociadores vão ter que consultar [o governo] para ver a possibilidade disso, porque mudou a proposta."

Henrique Fontana disse acreditar que será atendida a expectativa, dos trabalhadores, de alcançar um reajuste acima da inflação para as aposentadorias superiores ao valor do mínimo.

Da reunião com parlamentares e sindicalistas, participaram os ministros da Previdência, José Pimentel, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.

Notícias relacionadas:
Temer pode levar reajuste de aposentados ao colégio de líderes
Parlamentares tentarão novo acordo sobre reajuste de aposentados

Reportagem – Bruno Angrisano/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.