Agropecuária

Comissão mista: SC poderá ter centro de pesquisas meteorológicas

18/08/2009 - 23:23  

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas discutiu, nesta terça-feira, o resultado da audiência pública realizada em Santa Catarina na semana anterior que analisou problemas ambientais enfrentados no estado. Entre as sugestões que resultaram da audiência, na forma do documento chamado "carta de Santa Catarina", está a criação de um centro de pesquisas meteorológicas com sede em Florianópolis e abrangência nacional.

A informação foi dada pelo deputado estadual Décio Góes, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que participou da reunião da comissão mista. Segundo ele, o instituto será responsável pela investigação, acompanhamento e prevenção de desastres naturais como as enchentes em Santa Catarina, ocorridas em 2008.

Para a presidente da comissão mista, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), Santa Catarina, pelo fato de já ter sofrido efeitos das mudanças climáticas, precisa "dar exemplo de sustentabilidade, ser referência no socorro às vitimas e nos estudos sobre o clima para fazer frente aos desastres".

Conferência
A senadora afirmou que, nas próximas reuniões, o colegiado deverá se ocupar de ações preparatórias para a participação brasileira na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá entre 7 e 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

Ela também anunciou reunião com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no próximo dia 27, às 10 horas, para debater ações de pesquisa, estudo e combate ao desmatamento na Amazônia.

As audiências públicas regionais sobre mudanças climáticas, a exemplo da que ocorreu em Santa Catarina, deverão continuar sendo realizadas às segundas e sextas-feiras. O deputado José Guimarães (PT-CE) pediu, em seu nome e no do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que o tema da audiência na região do semi-árido nordestino seja "mudanças climáticas e desertificação".

Notícias relacionadas:
Comissão quer poder para decidir sobre mudanças climáticas

Da Redação – JPJ
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.