Direito e Justiça

Parlamento do Mercosul condena golpe em Honduras

18/08/2009 - 19:54  

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou ontem uma declaração de "mais enérgica condenação" aos militares que derrubaram o governo constitucional do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, e que pretendem se "manter ilegitimamente no poder". Os parlamentares ressaltaram o compromisso de ajudar na busca de uma solução que garanta o respeito à democracia, incentivando "todos os atores políticos e sociais a retomarem o caminho do diálogo pacífico".

O texto aprovado foi elaborado a partir de uma proposta inicialmente feita pelo parlamentar Mariano West, da Argentina. Por meio da declaração, foi lamentada a "desestabilização institucional na república irmã de Honduras, como consequência do levantamento de armas de quem ignora a vontade popular e a possibilidade de que ela seja ratificada nas urnas". Porém, foi retirado o segundo artigo do texto, segundo o qual o parlamento daria seu "pleno respaldo ao legítimo governo constitucional hondurenho do presidente Manuel Zelaya".

A declaração foi assinada pelo paraguaio Ignacio Mendoza, que concluiu a sua presidência temporária do parlamento. No início da noite de ontem, assumiu a presidência, por seis meses, o uruguaio Juan José Dominguez. Ele anunciou, entre suas prioridades, o estímulo à aprovação pelos legislativos nacionais do Estatuto das Cooperativas do Mercosul e a defesa da agricultura familiar e dos investimentos na melhoria da infraestrutura dos países do bloco.

Notícias relacionadas:
Presidente deposto de Honduras recebe solidariedade na Câmara
Câmara aprova duas moções contra o golpe em Honduras

Da Redação/JPJ
Com informações da Agência Senado

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.