Rede varejista e governo do DF apresentam ações sustentáveis

18/08/2009 - 14:35  

Em seminário da Frente Parlamentar Ambientalista, a rede Wal-Mart Brasil divulgou suas iniciativas para reduzir impactos ambientais. Já o governo do DF apresentou projeto de um bairro ecológico.

As ações da rede Wal-Mart para reduzir impactos ambientais e o projeto de um "bairro verde" no Distrito Federal foram os temas em discussão, na manhã de hoje, no seminário sobre ações sustentáveis em áreas urbanas, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista.

O consultor de Sustentabilidade da rede Wal-Mart Brasil, Felipe Antunes, citou medidas que estão sendo adotadas em escalas diferentes nas lojas da rede, que está presente em 18 estados brasileiros. Entre essas medidas estão a utilização de energia renovável, a redução de resíduos e a venda de produtos com diferenciais de sustentabilidade.

Os supermercados Wal-Mart vendem, por exemplo, cobertores produzidos com malha de garrafa PET e sabão fabricado com óleo utilizado no maquinário das lojas.

Segundo Antunes, a rede é responsável por apenas 8% dos impactos do varejo no meio ambiente, em razão, por exemplo, do consumo de energia nas lojas. A maior parte (92%) do impacto varejista é causada indiretamente, seja pela venda de produtos agrícolas ou de pescados, entre outros. "Os impactos indiretos não reduzem a responsabilidade da empresa", afirmou.

Sacolas plásticas
Outra meta do Wal-Mart Brasil é reduzir em 50%, até 2013, o uso de sacolas plásticas pelos consumidores. Nas lojas do Nordeste e do Sul do País, existe um programa de desconto nas compras de quem não utiliza os sacos plásticos. "O consumidor ganha crédito de R$ 0,03 a cada cinco itens registrados no caixa. Parece pouco, mas é uma forma de conscientização", explicou Antunes. Ele informou também que, no último ano, foram vendidas 2 milhões de sacolas retornáveis nos estabelecimentos do Wal-Mart Brasil.

O consultor lembrou que a empresa começou a adotar uma estratégia de sustentabilidade em 2005. E destacou que, em 23 de junho passado, a rede realizou um evento chamado Pacto pela Sustentabilidade, onde firmou uma série de compromissos com governo, fornecedores e entidades. "Em relação aos fornecedores, vamos trabalhar para não comprar produtos provenientes de áreas de desmatamento da Amazônia", exemplificou Antunes.

Bairro verde
A outra iniciativa apresentada no evento foi o projeto de um novo bairro no Distrito Federal - o Setor Noroeste, localizado entre o parque Burle Marx e o Parque Nacional de Brasília. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, Cássio Taniguchi, lembrou que o bairro está em fase de implementação e será construído de acordo com padrões de sustentabilidade, como o uso de energia solar para aquecimento de água, a pavimentação de vias com material proveniente de pneus usados e a coleta seletiva de lixo.

O projeto do bairro também prevê a construção de ciclovia e a melhoria dos transportes públicos. "É um projeto diferente, que respeita o meio ambiente e tem tudo a ver com as políticas públicas do setor. Cada vez mais, as cidades devem partir para esse tipo de conceito."

Esgoto
A deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que organizou o seminário, ressaltou a importância de discutir ações de sustentabilidade ambiental. Ela lembrou, por exemplo, que o Brasil despeja diariamente 5,4 bilhões de litros de esgoto nos mananciais de água, segundo dados de pesquisa feita recentemente pelo Instituto Trata Brasil.

Segundo a pesquisa, 31% da população brasileira não sabe o que é saneamento básico. Rebecca Garcia afirmou que, por causa desse desconhecimento, a população não tem como cobrar dos candidatos ações nessa área.

"Vivemos em um ambiente que precisa ser repensado, e este é o momento. A partir de agora, a gente pode fazer um novo país de maneira sustentável", afirmou a deputada.

Por outro lado, o assessor especial do Ministério do Meio Ambiente Luiz Antônio Correia de Carvalho pediu uma mobilização maior da Câmara em torno do tema. "Tem nos impressionado a baixa mobilização dos parlamentares."

O seminário da Frente Parlamentar Ambientalista prossegue à tarde, no auditório Antonio Carlos Magalhães, no Senado.

Notícias relacionadas:
Meio Ambiente aprova selo para estimular arborização urbana
Comissão aprova incentivo fiscal para empresa sustentável
Projeto obriga montadoras a plantar árvores
CNI quer partilhar responsabilidade por destino de resíduo

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre