Política e Administração Pública

Comissão vai investigar contrato da Petrobras com Schahin

17/08/2009 - 11:59  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira (12) dois requerimentos do deputado Carlos Willian (PTC-MG) com objetivo de investigar contratos firmados pela Petrobras e suas subsidiárias com o Grupo Schahin com as empresas Eit, Soratu Drilling, Bearfield Drilling, Riskle Holdings, Casablanca Internacional Holdings e South Empire.

Um dos requerimentos pede o envio de cópia dos contratos à comissão pelo Ministério de Minas e Energia. O outro solicita que o Tribunal de Contas da União (TCU) examine os documento suspeitos.

Fraude comercial
Carlos Willian se baseou em edital publicado no jornal Valor Econômico no dia 22 de julho passado, em que as Centrais Elétricas de Belém S/A acusa empresas do Grupo Schahin e outras representadas por Salim Taufic Schahin e Milton Taufic Schahin de praticarem fraudes comerciais, inclusive em contrato de arrendamento de duas plataformas à Petrobras por 1,2 bilhões de dólares (cerca de R$ 225,7 bilhões).

A disputa entre o grupo Cebel, que controla as Centrais Elétricas Belém S/A, com o grupo Schahin, começou no início de 2008, quando a barragem do reservatório da pequena central hidrelétrica (PCH) de Apertadinho, em Vilhena (RO), se rompeu. A obra foi contratada pela companhia elétrica às empresas Schahin Engenharia e Empresa Industrial Técnica.

A Centrais Elétricas Belém S/A afirma que a transação com empresas do grupo Schahin para construção da barragem foi feita de maneira a desonerar os seus verdadeiros controladores da responsabilidade no negócio. A controvérsia em torno dos prejuízos causados pelo desmoronamento da obra será resolvida por meio de laudo arbitral.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.