Educação, cultura e esportes

Comissão aprova regulamentação da atividade de agente de turismo

13/08/2009 - 18:52  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem o Projeto de Lei 4078/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que regulamenta a profissão de agente de turismo, permitindo seu exercício a quem tenha concluído curso técnico de nível médio, inclusive os realizados por entidades de classe da categoria.

Além disso, o projeto cria o Dia Nacional do Agente de Turismo, a ser comemorado em 24 de abril. O relator Rogério Marinho (PSDB-RN) apresentou parecer pela aprovação, com emendas apenas de redação.

Curso no exterior
Segundo o texto, os cursos superiores de bacharelato em turismo serão reconhecidos, inclusive os feitos no exterior, desde que o diploma seja revalidado em território nacional. Ficarão protegidos os direitos do agente de turismo que, até a publicação da lei originária do projeto, tiver pelo menos dois anos na atividade.

Todo os profissionais do setor ficarão obrigados a se inscrever nos conselhos federal e regionais de entidades de turismo, a serem criados por lei posterior.

A jornada de trabalho do agente de turismo é fixada no texto em 40 horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Tramitação
O projeto, que tem caráter conclusivo, segue para as comissões de Turismo e Desporto; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Lei Geral do Turismo pode ser alterada na Câmara

Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4078/2008

Íntegra da proposta