Cidades e transportes

Estudo aponta falta de infraestrutura em cidades-sede da Copa

13/08/2009 - 16:39  

As 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa de 2014 no Brasil têm sérios problemas de infraestrutura, segundo diagnóstico da Associação Brasileira da Infraestrutura e das Indústrias de Base (Abdib). Segundo o vice-presidente executivo da entidade, Ralph Lima Terra, que participou de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para discutir o assunto, essas cidades não estão preparadas para receber os 500 mil turistas esperados para a Copa.

A Abdib analisou nove itens, tomando como referência as exigências da Fifa: mobilidade urbana, aeroportos, portos, hotelaria, energia, telecomunicações, hospitais, saneamento e segurança.

Um dos problemas identificados pela Abdib é que 73% dos passageiros utilizam apenas 15 aeroportos. No tocante à mobilidade urbana, o problema não é exclusivo do transporte público: a Fifa exige um táxi para cada 300 habitantes, índice que não é atingido na maioria das sedes dos jogos. Quando o assunto é segurança, segundo a Abdib, faltam não apenas investimentos em equipamentos, mas também em treinamento. Ralph Terra destacou, no entanto, que muitas obras de infraestrutura já estão em andamento, a questão é saber se serão concluídas até 2014.

Acompanhamento
Deputados da Comissão de Fiscalização Financeira estão preocupados. O presidente da comissão, deputado Silvio Torres (PSDB-SP), avalia que o Congresso terá papel importante no acompanhamento dessas obras.

"Vamos promover outras audiências públicas. Vamos procurar acompanhar bem de perto e de alguma forma contribuir com pressão para que as coisas aconteçam dentro da regularidade, mas também dentro dos prazos que assumimos de realizar", afirmou.

O representante do BNDES na audiência, Luiz Antônio Gonçalves, garantiu que o banco tem capacidade para financiar os investimentos necessários em infraestrutura. Ele não citou valores, mas lembrou que os investimentos em infraestrutura no País passaram de R$ 55 bilhões em 2003 para R$ 106 bilhões em 2008. A Abdib avalia, no entanto, que esse montante corresponde a 66% do ideal.

O estudo da Abdib é resultado de um termo de cooperação técnica assinado pela entidade com o governo federal e a CBF. O resultado final será apresentado em setembro em todas as 12 sedes e outras seis cidades que foram candidatas a sediar os jogos, mas não foram escolhidas.

Notícias relacionadas:
Secretário diz que governo quer trem-bala o mais rápido possível
Temer recebe resultados de encontro sobre turismo
Fiscalização Financeira prioriza preparativos para a Copa de 2014
TCU vai auxiliar a Câmara na fiscalização de verbas da Copa de 2014

Reportagem - Geórgia Moraes /Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.