Agropecuária

Trabalho aprova benefícios para pescadores artesanais

06/08/2009 - 20:17  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou ontem (5) a concessão de benefícios previdenciários e de seguro-desemprego a trabalhadores que realizam atividades relacionadas à pesca artesanal.

O texto aprovado equipara à pesca artesanal a confecção e os reparos de apetrechos; os reparos em embarcações; a conservação dos apetrechos e da embarcação; e o beneficiamento dos produtos da pesca, incluindo a coleta, o transporte e a comercialização realizadas por mulheres, individualmente ou em regime de economia familiar, e as realizadas por seus respectivos cônjuges ou companheiros e filhos maiores de 14 anos.

Mulheres
Originalmente, o Projeto de Lei 6697/06, da ex-deputada Luci Choinacki, beneficia mulheres que dão apoio aos pescadores. Mas, na opinião do relator, deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), "não faz sentido equiparar o que já é igual, homens e mulheres que exercem a pesca artesanal". Para ele, a medida deve beneficiar todos os trabalhadores que não estejam embarcados.

Segundo o relator, há uma "exegese equivocada" do Ministério do Trabalho e Emprego, que considera pescador artesanal apenas aqueles que pescam efetivamente, utilizando embarcações, o que exclui todos que dão sustentação à atividade. Assim, em sua concepção, "é adequada a redefinição conceitual do que se deve entender por atividade pesqueira".

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Trabalho aprova projeto que define atribuição de pescador artesanal
Trabalho legaliza terras da União ocupadas por pescador artesanal
Agricultura aprova inclusão de pesca em programa de alimentos

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6697/2006

Íntegra da proposta