Consumidor

Comissão rejeita benefício para vizinhos de usinas nucleares

05/08/2009 - 12:41  

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou hoje o Projeto de Lei 2015/07, do deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que determina desconto de 30% nas tarifas de energia elétrica para residências próximas a usinas nucleares. De acordo com a proposta, o benefício vale para as áreas em um raio de até 50 quilômetros de distância de usinas nucleares ou de depósitos definitivos de rejeitos radioativos.

A comissão acolheu parecer do relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que foi contrário à proposta. Delgado concordou com os argumentos da Comissão de Minas e Energia, que também rejeitou o projeto, em maio último.

Delgado faz diversas críticas ao projeto, apesar de ressaltar que o autor teve boa intenção. Um dos problemas, afirmou, é que a maioria dos consumidores teria de pagar a mais, em razão do desconto dado aos que moram perto de usinas ou depósitos. Outro problema é que, nas áreas beneficiadas pelo projeto, encontram-se diversas indústrias que não precisam desse tipo de benefício.

Por fim, o relator afirma também que o desconto iria reduzir a arrecadação de tributos na região onde se localiza a usina nuclear, especialmente do ICMS. Segundo o deputado, isso afetaria a capacidade do estado e do município de prestar serviços públicos de qualidade às populações que a proposta pretende beneficiar.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
País pode ganhar agência reguladora e até oito usinas nucleares
Comissão rejeita fundo para despesas com segurança nuclear

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2015/2007

Íntegra da proposta