Direito e Justiça

Câmara se prepara para definir regras para eleição do Parlasul

03/08/2009 - 12:35  

O Congresso brasileiro já discute as regras para a escolha, pela população, dos próximos representantes brasileiros no Parlamento do Mercosul (Parlasul), cuja sede está instalada em Montevidéu, no Uruguai.

O Brasil deve eleger, em 2010, os parlamentares que representarão o país no Parlasul. Para que as regras dessa eleição - a primeira do tipo a ser realizada no Brasil - possam estar em vigor em 2010, elas devem ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado até o final de setembro deste ano.

O Projeto de Lei 5279/09, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que regulamenta o pleito, foi apresentado em maio deste ano, e teve pedido de urgência requerido pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), no início de julho.

O relator da proposta na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), deve apresentar nas próximas semanas um substitutivo onde estão consolidadas as sugestões do grupo de trabalho que estudou o tema, formado pelos líderes partidários e presidido pelo deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).

Espera por definições
A regulamentação do pleito está vinculada a decisões que não podem ser tomadas apenas pelo Brasil, pois dependem de consenso entre os quatro países integrantes do Mercosul - Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Brasil.

As regras das eleições brasileiras para o Parlasul dependem ainda, portanto, da definição do número total de parlamentares a serem eleitos pelos quatro países. A principal dificuldade tem sido estabelecer um critério de proporcionalidade que contrabalance as assimetrias entre os integrantes do grupo, cujas populações variam de quase 200 milhões de habitantes (Brasil) a cerca de 3,5 milhões (Uruguai).

Continua:
Parlamento será implantado em três etapas
Acordo político estabelece norma para primeiras eleições

Notícias relacionadas:
Parlasul adia decisão sobre critério de representatividade
Listas fechadas poderão ser usadas em eleições do Parlasul em 2010
Parlamento recomenda criação do Tribunal de Justiça do Mercosul
Acordo define proporcionalidade no Parlasul
Parlasul: Brasil e Paraguai divergem sobre tamanhos das bancadas
Parlamento do Mercosul elege deputado paraguaio novo presidente

Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.