Política e Administração Pública

Regras para obras em aeroportos podem ficar mais rígidas

21/07/2009 - 15:00  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5097/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que estabelece novos requisitos para a construção e ampliação de aeroportos, por meio de mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86).

Segundo o texto, nenhum aeroporto poderá ser construído em áreas densamente povoadas ou sem estudo prévio de impacto ambiental, de impacto sobre a saúde e a segurança da população. Ele veta a ampliação dos aeródromos sem uma permissão prévia da autoridade aeronáutica.

Atualmente, o Código de Aeronáutica já exige autorização anterior para a construção de aeroportos, mas não estabelece essa mesma exigência para a ampliação deles.

Acidente da TAM
O autor do projeto recorda o acidente ocorrido no dia 17 de julho de 2007 com um avião Airbus A320, da TAM Linhas Aéreas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para justificar o projeto.

Na ocasião, a pista do aeroporto estava em obras. Como lembra Paes de Lira, após o incidente que vitimou 199 pessoas começaram as discussões no governo federal, com a iniciativa privada, para ampliar esse aeroporto ou construir, na região metropolitana de São Paulo, um outro para vôos internacionais.

"Toda essa situação demonstra a incapacidade dos vários governos de fazer investimentos vultosos para a construção e até mesmo ampliação de aeroportos em condições ambientais e de segurança para os usuários e para a população", afirma o deputado.

Paes de Lira acredita que os investimentos necessários para resolver o problema do setor só virão com um marco regulatório eficiente.

"Esse projeto estabelece as condições mínimas necessárias para a autorização da construção e ampliação de aeroportos de maneira a garantir projetos eficientes, ambientais e seguros", argumenta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova dispensa de licitação na publicidade em aeroportos
Comissão rejeita troca de veículos de apoio em aeroportos
TCU fiscalizará possíveis irregularidades no aeroporto de Vitória
Comissão aprova fiscalização de obras de nove aeroportos
Comissão pede esclarecimentos sobre obras em aeroporto do Rio

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5097/2009

Íntegra da proposta