Política e Administração Pública

TCU vai auxiliar a Câmara na fiscalização de verbas da Copa de 2014

10/07/2009 - 10:19  

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auxiliar a Câmara na fiscalização dos recursos gastos na preparação do País para a Copa do Mundo de 2014. O acordo foi firmado com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara e tem o objetivo de assegurar um melhor controle sobre as despesas com reformas de estádios e obras de infra-estrutura.

"O nosso trabalho, desde o momento em que foram escolhidas as sedes, é estabelecer uma rede de fiscalização, de acompanhamento, de monitoramento desses recursos, desde o momento em que eles são destinados no Orçamento até o momento em que são definitivamente alocados", disse o presidente da comissão, deputado Sílvio Torres (PSDB-SP).

Erros do Pan
O presidente da subcomissão instalada para fiscalizar as ações da Copa, deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PE), lembrou que os custos com a preparação do País ainda não estão definidos. Ele afirmou, também, que a participação do TCU vai impedir que se repitam os mesmos erros cometidos na realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, quando as despesas ultrapassaram o custo previsto das obras.

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/novos/sonora_aroldo.mp3">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

Ministro Aroldo Cedraz, do TCU, afirma que é imprescindível o acompanhamento dos recursos da Copa do Mundo.

O ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União, afirmou que o papel do TCU, além de aprimorar a gestão dos recursos públicos, é verificar a eficácia e a eficiência das políticas do governo destinadas à Copa do Mundo. Segundo ele, essa tarefa é complexa, já que a organização da Copa vai envolver quase todos os órgãos do governo federal.

Audiências
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai realizar em breve audiências públicas para debater a transparência no uso dos recursos públicos destinados à Copa do Mundo. Os primeiros convidados serão o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; e o presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar.

Continua:
Comissão de Turismo discute realização de fóruns sobre a Copa

Notícias relacionadas:
Comissão vai sugerir inclusão de gastos com a Copa de 2014 no PPA
Debatedores apontam riscos na preparação da Copa de 2014
Comissão quer participar de comitês responsáveis por Copa 2014
Governadores e prefeitos debaterão Copa 2014 em audiências
Instalada 2ª subcomissão para acompanhar ações para Copa de 2014
Turismo instala grupo para acompanhar Copa do Mundo

Da Redação/Rádio Câmara

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.