Cidades e transportes

Busca de ossadas no Araguaia começa em agosto, diz Nelson Jobim

09/07/2009 - 15:55  

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quinta-feira que devem começar em agosto os trabalhos de escavação na região do rio Araguaia para localizar corpos de guerrilheiros e militares mortos na Guerrilha do Araguaia (1972-1975), durante a ditadura militar.

As atividades do Grupo de Trabalho que acompanha essa busca estão na fase de reconhecimento das áreas onde estariam as ossadas. A partir de novembro, haverá um trabalho de laboratório para avaliar os resultados das escavações e identificar a localização dos restos mortais.

Jobim, no entanto, não estabeleceu uma data limite para concluir os trabalhos. "Esses prazos são elásticos, principalmente os relativos aos trabalhos de campo. Por enquanto, a única coisa definida é a data de início dos trabalhos", ressaltou Nelson Jobim durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias para discutir a atuação do grupo de trabalho.

Decisão judicial
Segundo o ministro, ele constituiu o grupo de trabalho em abril para cumprir uma sentença da Justiça de 2003, resultado de uma ação impetrada por familiares em 1982. A sentença determinava que a União, entre outras ações, localizasse as ossadas de desaparecidos na guerrilha. A coordenação logística dos trabalhos foi atribuída ao Comando do Exército, ponto que constrangeu parentes de desaparecidos.

"Corre-se o risco de deixar para a História a versão de que a mesma instituição que esteve envolvida nesta questão ainda vai dizer se existem restos mortais ou não. Acreditamos que o problema fundamental persistirá se não houver uma medida de equilíbrio", reforçou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Luiz Couto (PT-PB).

Nelson Jobim, no entanto, reafirmou que o Exército foi escolhido para fornecer a base logística ao trabalho dos participantes do grupo, que inclui ainda representantes de instituições do Pará e do Distrito Federal, da Advocacia-Geral da União (AGU), técnicos, como peritos criminais e geólogos, e observadores independentes.

Em relação à ausência de familiares no grupo, Jobim explicou aos parlamentares que eles não quiseram participar. Ele disse que convidou integrantes da Comissão dos Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos para integrar o grupo como observadores independentes. "Eles não poderiam dar apoio logístico, nem possuíam peritos", afirmou.

Nelson Jobim informou ainda que está analisando com o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, a criação de um comitê institucional para supervisionar o grupo de trabalho em suas atividades. O comitê também não contaria com participação de familiares por ser uma resposta à ação iniciada pelos parentes das vítimas.

Depoimentos
No mês passado, o major reformado Sebastião Curió disse à imprensa que 41 membros da Guerrilha do Araguaia mortos pelas Forças Armadas foram executados depois de presos.

As declarações do ex-oficial, que fez parte da repressão à guerrilha, têm como base uma série de documentos pessoais de Curió. Jobim disse que pediu à AGU que solicitasse à 1ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal a tomada do depoimento do militar.

De acordo com o ministro Nelson Jobim, além do major Curió militares também se mostraram dispostos a contribuir com informações. No entanto, Jobim considera mais adequado que os depoimentos se deem em juízo.

"O depoimento perante o ministro da Defesa não tem as mesmas características que um em juízo", afirmou. Isso porque os militares poderiam citar documentos pessoais, o que geraria mandados de busca e apreensão por parte da Justiça.

Notícias anteriores
Comissão: governo teme divulgar arquivos sobre vítimas da ditadura
PCdoB pede abertura de processo contra deputado Bolsonaro
Deputado aponta negligência na guarda de corpos de guerrilheiros
Tortura Nunca Mais pede acesso a dados sobre ex-presos políticos
Tenente confirma na Câmara ter participado de torturas
Procurador sugere comissão para investigar operação da ditadura
Comissão quer dados sobre envolvimento de brasileiros na Operação Condor
Documento sobre guerrilha provoca protesto em audiência
Comissão lança documentário sobre Operação Condor
Direitos Humanos quer informações sobre mortos do Araguaia
Anistiados pedem abertura de todos arquivos da ditadura

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.