Agropecuária

Câmara deve dar prioridade para programa de bolsas de extensão

07/07/2009 - 16:36  

O presidente da Câmara, Michel Temer, disse que vai dar "prioridade absoluta" ao Projeto de Lei 7394/06, que cria o Fundo de Extensão da Educação Profissional e pode garantir recursos para um programa de bolsas de extensão, de forma a qualificar pessoas de baixa renda. Temer fez o anúncio após um pedido de apoio feito pelo autor do projeto, deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), na solenidade de abertura do Fórum Extensão Tecnológica dos Institutos Federais.

Para Temer, o Brasil privilegiou o ensino superior ao longo do tempo e se esqueceu dos níveis intermediários. "E ao ouvir que há pequenos empresários que não vão adiante por não saber como resolver problemas de seus próprios negócios, vemos que o ensino tecnológico é importante para o desenvolvimento do País", disse.

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br /> Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2007/02/tvcaprimeirapagina20070201-01-016-wm.100.wmv">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

O ministro Sérgio Resende afirma que em nenhum país toda a população tem acesso à universidade.

Mas o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, se mostrou preocupado com uma parte da proposta. Ele pediu aos deputados que o financiamento das bolsas não seja feito com uma porcentagem do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Segundo ele, uma grande conquista recente foi desvincular os recursos do ministério de qualquer amarra, de forma a distribuir os recursos para áreas estratégicas, e ele teme que o projeto volte a "setorizar" o fundo. "A institucionalização das bolsas de extensão e a obtenção de recursos para o programa são importantes, mas isso não deveria ser feito com uma parcela do FNDCT", defendeu.

O presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), afirmou que é preciso resgatar a prática da extensão no Brasil, com as universidades participando da transferência de saber para a população mais carente. "Vamos resgatar essa imensa massa de brasileiros que ficaram à margem do progresso", disse. Ariosto fez a proposta com o aval do Conselho, que também assina a proposta.

Continua:
Rede deve ser expandida, mas precisa de recursos no orçamento

Notícias relacionadas:
Comissão apresenta estudo preliminar sobre reforma universitária
Debatedores ressaltam importância de escolas profissionais
Câmara aprova novo modelo de educação tecnológica e profissional
PEC cria o Fundo Nacional do Ensino Técnico
Mercado exige educação profissional continuada, diz professora
Projeto prevê integração gradual dos ensinos médio e profissionalizante

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.