Direitos Humanos

Projeto torna mais rigorosas penas para crimes de pedofilia

03/07/2009 - 15:59  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5120/09, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), que aumenta as penas para os crimes de pedofilia previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90).

O deputado acredita que penas mais rigorosas funcionariam como preventivo e inibidor da pedofilia. Em defesa da proposta, ele argumenta que esse crime traz consequências para o resto da vida do menor ofendido.

"O Brasil promoverá uma proteção legal mais eficaz das crianças e dos adolescentes com aplicação de penas mais severas aos ladrões da inocência", argumenta o parlamentar.

Fotografia ou filme
O projeto prevê pena de cinco a oito anos de reclusão e multa para quem fotografar ou filmar criança ou adolescente fazendo sexo. A lei atual estabelece reclusão de quatro a oito anos para esse crime e o aumento da pena em 1/3 se o pedófilo cometer o crime no exercício de cargo público ou se aproveitar de relações domésticas ou de parentesco com a vítima. O projeto propõe, para esses casos, o aumento da pena em 2/3.

Segundo a proposta, a pena também será agravada caso o crime seja praticado contra criança ou adolescente com problema mental ou que não ofereça resistência.

Para quem divulgar fotos ou vídeos de sexo envolvendo crianças, a pena prevista na proposta é reclusão de quatro a sete anos e multa. Atualmente, o ECA estabelece reclusão de três a seis anos, além da multa, para estes casos.

O projeto aumenta ainda a pena para quem simular a participação de criança ou adolescente em cenas de sexo, prevendo para esses casos reclusão de um a quatro anos e multa. Hoje essa pena é de um a três anos e multa

Exploração
Quem aliciar criança ou adolescente para praticar ato libidinoso com ela será punido com reclusão de três a oito anos e multa, segundo o projeto. Para este crime, a pena atual é reclusão de um a três anos e multa. O projeto inclui ainda, nestes casos, o crime de estimular a criança a praticar ato libidinoso com outra pessoa.

Também poderá ser aumentada a pena de quem submeter o menor de idade à prostituição ou à exploração sexual. A pena, que hoje é reclusão de quatro a dez anos e multa, poderá passar para reclusão de 6 a 12 anos e multa.

Por fim, segundo o projeto, cena de sexo explícito passa a ser não somente aquela que tenha fins sexuais, mas também instigantes.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Pedofilia pode tornar-se crime imprescritível e inafiançável
Relator quer aprovar criminalização de condutas na internet
Comissão aprova agilidade de prisão preventiva para extradição
Projeto proíbe imagens eróticas em materiais didáticos
Projeto determina perda de bens usados em exploração sexual
Declaração pede pacto de combate à violência sexual contra criança

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5120/2009

Íntegra da proposta