Política e Administração Pública

Contrabando de minério radioativo pode dar cadeia por seis anos

02/07/2009 - 18:33  

Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 4957/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que tipifica o crime de contrabando, porte e extração indevida de minério radioativo. O parlamentar cita como exemplo desses minérios a torianita, pedra que contém em sua composição urânio, tório e chumbo.

O projeto propõe a inclusão de um novo artigo na Lei nº 9.605/98, sobre atividades lesivas ao meio ambiente.

Por esse artigo, fica estabelecida a pena de reclusão de dois a seis anos para os agentes que extraírem, comercializarem, estocarem ou transportarem ilegalmente minérios radioativos.

Atividades terroristas
O deputado lembra que os legisladores têm procurado atualizar a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) para que ela tenha tipificada a maior parte das condutas lesivas ao meio ambiente. Uma dessas condutas sem tipificação específica na lei é a extração e comercialização de minérios radioativos. "A circulação ilegal desse material pelo País põe em risco nosso meio ambiente e pode permitir o uso indevido desse produto radioativo para fins ilegais, o que inclui, até mesmo, atividades terroristas, desenvolvidas a partir da utilização desses materiais radioativos", alerta.

Dificuldade em armazenar
Além do comércio, Bezerra chama a atenção também para a exposição involuntária à radiação que as pessoas podem sofrer com esses minérios circulando pelo País.

Ele cita um artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo, em 27 de dezembro de 2008, sobre a falta de locais adequados para o depósito desses produtos quando apreendidos.

Segundo o jornal, o delegado Felipe Alcântara preside um único inquérito em andamento sobre o contrabando do minério cujo quilo é negociado por até US$ 300. Outros cinco inquéritos foram encerrados com o indiciamento dos intermediários, sem que os destinatários fossem alcançados. "Esses dados nos mostram a necessidade de uma alteração urgente da legislação, a fim de punir com severidade os criminosos responsáveis pela extração e comercialização de minérios radioativos no País", acrescenta.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão rejeita fundo para despesas com segurança nuclear
Fiscalização das instalações nucleares será tema de audiência
Proposta cria fundo para evitar acidentes radioativos
Projeto limita resíduo de instalação radioativa fechada
PEC compensa estado por exploração de mineral radioativo
País pode ganhar agência reguladora e até oito usinas nucleares
Comissão rejeita benefício para quem mora perto de usina nuclear

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4957/2009

Íntegra da proposta