Educação, cultura e esportes

Projeto obriga escolas a manter equipe permanente de socorristas

02/07/2009 - 18:23  

A Câmara analisa proposta que obriga as escolas públicas ou particulares a manterem equipes permanentes de socorristas e ou brigadistas, para preparar professores e alunos a enfrentarem situações de emergência. A medida é o tema do Projeto de Lei 5217/09, do deputado Eliene Lima (PP-MT).

Os socorristas são treinados para prestar atendimento de primeiros socorros em casos como desmaios, fraturas e traumatismos, entre outros. Já os brigadistas são aptos a combater incêndios de todas as proporções, enquanto não chega o reforço do Corpo de Bombeiros.

Situações de emergência
Além dessas responsabilidades, as equipes previstas no projeto também atuarão na preparação de professores e alunos para enfrentar situações de emergência. Treinos para evacuação rápida em casos de incêndio e de prevenção de catástrofes são atividades que já existem normalmente em escolas de outros países.

O deputado Eliene Lima lembra que "muitas vidas de estudantes ou professores podem ser salvas" graças ao pronto atendimento de profissionais especializados em reanimação ou em manutenção dos sinais vitais, até que haja o transporte da vítima a um hospital.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Projeto prevê treinamento de professores para primeiros socorros
Projeto obriga comércio de grande porte a ter equipe de socorro
Primeiros socorros poderão ser obrigatórios em creches e asilos
Projeto regulamenta a profissão de bombeiro civil

Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5217/2009

Íntegra da proposta