Deputados: modelo é antiquado, mas policiais devem ser exemplares

02/07/2009 - 15:24  

Na audiência pública desta quinta-feira na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o deputado Celso Russomanno (PP-SP) sustentou que o modelo disciplinar policial brasileiro é antiquado.

Mesmo assim, ele ressaltou que o policial deve ter conduta exemplar 24 horas por dia. "A legislação prevê que, mesmo fora do trabalho, ele tem que exercer a condição de policial quando tomar conhecimento de que existe um crime sendo cometido", ressaltou. "A punição deve ser exemplar, mas deve ter critérios."

Profissionalização
Ex-diretor geral da Polícia Civil do DF, o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), que sugeriu o debate juntamente com o deputado Magela (PT-DF), disse esperar que a aprovação do projeto resulte em uma polícia "mais profissional, eficiente e voltada para os interesses do povo brasileiro".

O Projeto de Lei 1952/07 já foi aprovado por duas comissões da Câmara (de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado).

Se for aprovado também na CCJ, seguirá para o Senado. O relator do projeto na CCJ é o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). Ele não compareceu à audiência. Uma representante de seu gabinete informou que Itagiba está aberto a sugestões.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.