Segurança e fornecimento de energia estão entre os desafios

30/06/2009 - 22:15  

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia, José Roberto Bernasconi, estima que o Brasil receberá cerca de 600 mil turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Entre os principais desafios na preparação do torneio, ele ressalta, além dos problemas com transportes, carências nas áreas de energia elétrica, telecomunicações, saneamento e segurança pública. "Não podemos colocar o Exército na rua em doze cidades como fizemos no Pan", afirmou, durante a audiência pública desta terça-feira na Câmara sobre a Copa.

Os pontos críticos, segundo ele, seriam a falta de capacidade da rede hoteleira, com destaque para Belo Horizonte; as grandes distâncias entre as cidades, já que é preciso haver pelo menos uma alternativa ao deslocamento aéreo; e problemas energéticos, caso de Manaus, por exemplo.

Os maiores riscos também estão relacionados com esses pontos: chance de apagão energético, falta de mobilidade e a possibilidade de estádios não ficarem prontos a tempo. Outro problema seria a eventual existência de estádios "elefantes brancos", que só podem ser evitados se os projetos forem construídos depois de estudos cuidadosos.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), concordou que o planejamento adequado será extremamente importante.

Parlamentares preocupados
Autor do requerimento para a realização da audiência pública, o deputado Paulo Rattes (PMDB-RJ) acrescentou que as avaliações apresentadas no debate são preocupantes. Segundo ele, a mídia internacional tem sido benevolente com as falhas da África do Sul — que sediou neste mês a Copa das Confederações e receberá a Copa do Mundo de 2010 —, mas não necessariamente será quando for a vez do Brasil.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Afonso Hamm (PP-RS), ressaltou que o desafio da logística e da infraestrutura ficou muito claro durante a Copa das Confederações deste ano. Para ele, esse foi um bom exemplo da importância de haver todo o cuidado na preparação dos torneios.

Hamm lembrou que comissões da Câmara e do Senado realizarão audiências, em todas as 12 cidades-sedes da Copa de 2014, para acompanhar de perto os trabalhos realizados em cada uma. A primeira reunião está prevista para 13 de agosto, em Manaus.

Reportagem - Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.