Trabalho, Previdência e Assistência

Finanças amplia cobertura de transplantes por plano de saúde

25/06/2009 - 14:21  

O texto aprovado também obriga os planos de saúde a ressarcir o SUS por transplantes realizados em seus clientes.

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei 4164/04, do deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), que obriga os planos de saúde a cobrir todos os tipos de transplantes que são rotineiramente realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - transplantes de rim, córnea, medula óssea, fígado, pulmão, coração, pâncreas e esclera (a parte branca do olho). A comissão analisou apenas os aspectos financeiros e orçamentários da proposta.

Atualmente, os planos de saúde só garantem, de maneira universal, a cobertura para os transplantes de rim e córnea, conforme resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Pelo texto aprovado, as operadoras de plano de saúde terão que ressarcir o SUS das despesas com transplantes realizados por clientes de seus planos.

Rejeitado
O Projeto de Lei 2642/03, que tramita conjuntamente, foi rejeitado pela comissão. A proposta, de autoria do Senado, obriga o SUS e os planos de saúde a custear todas as cirurgias de transplantes, inclusive as que são realizadas apenas no Exterior.

O parecer do relator, deputado Guilherme Campos (DEM-SP), foi terminativo, pela inadequação financeira e orçamentária dessa proposta. "Não encontramos na lei vigente programação específica, adequada e suficiente para atender à ampliação de despesas prevista com a alteração", explicou Guilherme Campos.

Tramitação
Os dois projetos, que tramitam em caráter conclusivo, seguem para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Seguridade aprova ampliação de cobertura de plano de saúde
ANS diz que cobertura de transplante vai encarecer planos

Reportagem – Edvaldo Fernandes
Edição – Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2642/2003

Íntegra da proposta