Deputado critica ausência de representantes dos ministérios

23/06/2009 - 20:38  

O deputado Paulo Bonhausen (DEM-SC) considerou lamentável a ausência do governo na audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática que discutiu uma possível volta da Telebrás ao mercado. "A Anatel é um órgão de Estado, mas o governo insiste em não dizer nem que sim nem que não. Quer manter a dúvida", afirmou.

Na opinião de Bonhausen, o governo federal prepara um ataque contra o sistema de telecomunicações privatizado, que ele considerou como "o maior programa social do País". Na avaliação do parlamentar, a telefonia no Brasil é um sucesso e os problemas vêm da má atuação do governo. "Não é possível que o governo se esconda, como se escondeu hoje", disse.

Bonhausen questionou o representante da Anatel se houve um pedido da Telebrás para que os servidores cedidos à agência fossem devolvidos à estatal. O conselheiro Antônio Bedran respondeu que, até o momento, nenhum pedido formal foi recebido pelo órgão.

Atendimento incomparável
O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP) destacou o êxito do sistema de telecomunicações implantado durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo o parlamentar, o atendimento proporcionado hoje pelo sistema não pode ser comparado ao que havia antes da abertura.

"Precisamos pensar neste momento qual é o tipo de política que queremos na área tecnológica, a forma de fazer a banda larga realmente chegar à população, sem hipocrisia de achar que o Estado terá condições de fazer isso sozinho", afirmou.

Reportagem - Juliano Pires/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.