Política e Administração Pública

Comissão do Mercosul aprova doação de aviões ao Paraguai

23/06/2009 - 17:30  

O Brasil poderá doar ao Paraguai três aeronaves T-27 Tucano, para uso da Força Aérea Paraguai no combate ao tráfego de aviões envolvidos em atividades ilícitas transnacionais. Esse tipo de aeronave foi recolhida pela Força Aérea Brasileira (FAB), que recebeu aviões Tucano de modelo mais avançado, o AT-29 Super Tucano.

A medida consta do Projeto de Lei 5234/09, do Poder Executivo, aprovado nesta tarde na reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Despesas de traslado
O Paraguai será responsável pelas despesas de translado e receberá os aviões no estado em que se encontram. A doação, portanto, não acarretará despesas para o Tesouro Nacional brasileiro.

Segundo o relator, senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), a proposta visa aprofundar os laços de cooperação militar entre o Brasil e o Paraguai, e fortalecer o Mercosul. "Tem especial importância diante da complexidade da agenda bilateral e da necessidade de combater as atividades ilícitas, como o contrabando de armas e drogas, assim como a evasão de divisas."

Tramitação
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5234/2009

Íntegra da proposta