Educação, cultura e esportes

Projeto permite pagamento ao Fies com trabalho no SUS

23/06/2009 - 12:55  

Conforme a proposta, regra vale para enfermeiros e dentistas. Além de amortizar a dívida com o Fies, receberiam normalmente seus salários.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4881/09, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que permite o abatimento de 1% da dívida de enfermeiros e dentistas com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) a cada mês trabalhado para o SUS em localidades carentes.

O projeto altera a Lei do Financiamento Estudantil (10.260/01), que criou o Fies, para introduzir a nova forma de amortização da dívida. Pelo projeto, as localidades devem ser escolhidas entre as que têm carência de pessoal para atendimento. Os recém-formados seriam contratados pelo SUS, recebendo normalmente, além da amortização.

O Poder Executivo apresentou projeto semelhante para professores e médicos, e seria importante a participação dessas duas áreas propostas, que também apresentam carência. Com isso, para ele, o Fies passaria a ser uma ferramenta de fomento à distribuição mais equilibrada de profissionais na área de Saúde.

Dois objetivos seriam atingidos, explica Gilmar Machado. de um lado, o pagamento da dívida passa a ser feito com trabalho, que será remunerado de acordo com as normas legais e os valores do mercado. "E para o estudante que fizer esta opção, uma vez formado, não há desembolso e sim emprego e salário", disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão rejeita desconto em mensalidade para aluno pesquisador
Câmara rejeita Poupança Escola para estudantes carentes
Projeto acaba com dívida do Fies em caso de morte
Educação rejeita dispensa de fiador no Fies

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4881/2009

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre