Política e Administração Pública

Comissão aprova divulgação de salários pagos pela União

22/06/2009 - 12:56  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na última quarta-feira (17) a publicação da remuneração referente aos cargos, empregos e mandatos dos agentes políticos da União e dos servidores federais, de carreira ou não, na página do Tribunal de Contas da União (TCU) na internet. Segundo a proposta, não haverá especificação dos nomes dos servidores.

O projeto analisado pela comissão - Projeto de Lei 1077/07, de autoria da deputada Bel Mesquita (PMDB-PA) - previa a divulgação dessas informações também em relação aos órgãos municipais, estaduais e distritais. A comissão, no entanto, aprovou emenda que exclui essa exigência.

A emenda foi apresentada pela relatora do projeto, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). "Entendemos que a tarefa de dar publicidade aos padrões de remuneração e subsídios de cargos e mandatos no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios extrapola as competências atribuídas ao Tribunal de Contas da União", disse a relatora.

A emenda aprovada também alterou o prazo para divulgação das informações no site do TCU. Pelo texto original, esse prazo era 31 de dezembro do ano seguinte ao que se referem os dados. A emenda reduziu esse prazo para 31 de março.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, em seguida, vai a Plenário. A proposta passou a tramitar em conjunto com o Projeto de Lei 5317/09, do Senado, que exige a divulgação mensal de todas as despesas indenizatórias dos Três Poderes e do Ministério Público.

Notícias relacionadas:
TCU cria rede de controle da administração pública
Câmara aprova divulgação obrigatória de gasto público na internet
Temer anuncia cortes nas despesas e transparência nos gastos
Câmara divulgará na internet dados de verba indenizatória

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1077/2007

Íntegra da proposta