Política e Administração Pública

Trabalho aprova reintegração de funcionários da Dataprev

19/06/2009 - 17:43  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 1786/07, do deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que determina a reintegração dos funcionários da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) que tenham sido demitidos entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de janeiro de 2000 e manifestarem formalmente o interesse em ser readmitidos.

Segundo texto, o servidor deve ser reincorporado ao cargo que ocupava antes ou, quando for o caso, naquele resultante de eventual transformação, assegurada a respectiva progressão salarial e funcional. A reintegração não será retroativa, ou seja, só gerará efeitos financeiros depois do efetivo retorno ao serviço.

A relatora, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), recomendou a aprovação da matéria, observando que os empregados foram admitidos por processo de seleção pública e deveriam ser aproveitados em novas atribuições. "Se esses empregados foram admitidos por processo de seleção pública e se o entendimento maior é o de sempre requalificar para fins de readaptação em novas atribuições todos aqueles que passaram a ser considerados ocupantes de cargo/emprego em extinção, por quê assim não se procedeu em relação a pouco mais de 100 empregados da Dataprev?", disse.

Demissões
A Dataprev explicou que não teve como realocar em outro setor da empresa todo o pessoal devolvido pelo INSS face à automação do setor, que tornou obsoletos os serviços executados pelos operadores de recursos técnicos e digitadores, situação que gerou a extinção de diversos cargos. A empresa alegou que não havia como continuar a realizar despesas de pessoal com empregados que não tinham como ser aproveitados nas atividades funcionais.

Valentim acrescenta que o INSS e a Dataprev fizeram uma série de adaptações no quadro de pessoal, em 1999, que provocaram demissões sumárias, sem possibilidade de adesão ao plano de demissão voluntária (PDV). "Vários trabalhadores recorreram à Justiça do Trabalho para ter garantido o cumprimento de tal dispositivo [adesão ao PDV]. Muitos conseguiram resultados favoráveis em seus julgamentos, mas parte dos casos não foi julgada ou obteve decisões contrárias à reintegração", explica Valentim.

A postura da Justiça demonstra, na análise de Valentim, que o procedimento adotado pela Dataprev foi ilegal - pois desrespeitou o previsto em regulamento interno - e justificaria a concessão de anistia trabalhista a essas pessoas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Audiência propõe secretaria exclusiva para anistiados
Comissão aprova reintegração ao BB de demitidos sem justa causa
Divergências de interpretação atrasam anistia de servidores
AGU defende reintegração imediata de servidores anistiados
Comissão defende quadro próprio para acelerar anistias
Anistiados cobram cumprimento de leis para demitidos

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1786/2007

Íntegra da proposta