Comissão aprova um milímetro para letras em rótulos de embalagens

17/06/2009 - 14:16  

Proposta original previa o uso de letra arial, tamanho 16. Deputados argumentaram que mudança seria inviável em embalagens pequenas.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (17) projeto que exige o uso de letras com espessura mínima de um milímetro em alertas sobre eventuais riscos que o produto possa apresentar à saúde. A proposta foi incluída no Projeto de Lei 4289/08, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que se referia apenas a produtos alimentícios.

O relator da proposta, deputado Antonio Cruz (PP-MS), concordou com a sugestão dos deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Celso Russomanno (PP-SP), e o projeto foi aprovado com as mudanças.

Texto original
A proposta original dizia que as informações deveriam ser escritas em fonte do modelo "arial", no tamanho mínimo 16, com os riscos à saúde destacados em negrito. Russomanno propôs a extensão da regra a todos os produtos, uma vez que o projeto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e deveria ser aplicado de forma geral.

Júlio Delgado, no entanto, alertou que o tamanho 16 poderia inviabilizar algumas embalagens pequenas, uma vez que as regras sobre alimentos, por exemplo, exigem muitas informações ao consumidor. Além disso, a medida poderia dificultar a importação de produtos, e poderia ser interpretada como uma barreira comercial, o que colocaria o País contra as recomendações internacionais da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pela Comissão de Justiça e de Cidadania (CCJ).

Notícias relacionadas:
Comissão aprova regra sobre informação clara em caixa de remédio
CCJ aprova identificação de alimentos transgênicos no rótulo

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta