Política e Administração Pública

Comissão quer participar de comitês responsáveis por Copa 2014

16/06/2009 - 14:28  

A Comissão de Turismo e Desporto vai cobrar maior participação na organização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil. O colegiado reivindica presença no comitê organizador e no grupo interministerial que define as ações governamentais para o evento.

Paralelamente, a comissão pretende coordenar a votação de projetos no Congresso Nacional e nos legislativos estaduais e municipais que cumpram as exigências feitas pela Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa) aos países que são sede do evento. "Temos que vincular os três níveis legislativos para aprofundar o tema sem ferir a soberania nacional", declarou o presidente da comissão, deputado Afonso Hamm (PP-RS).

A comissão também vai realizar, nas próximas semanas, uma série de audiências públicas sobre o assunto. Deverão participar dos debates os ministros do Esporte, Orlando Silva; do Turismo, Luiz Barretto; e das Cidades, Marcio Fortes; além do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que também preside o comitê organizador da copa.

O deputado do Rio Grande do Sul defende uma ação coordenada do Poder Público para garantir a execução das obras de maneira "equilibrada", sem o acúmulo de investimentos no final do prazo estabelecido pela Fifa, que é o ano de 2013. "Temos que evitar fazer as coisas com pressa, porque, nessa situação, os investimentos são descaracterizados e compromete a economia, qualquer custo fica justificável", alertou.

As atividades previstas pela comissão integram o projeto "O Legislativo fazendo parte do time da Copa de 2014", desenvolvido em parceria entre a Comissão de Turismo e Desporto, a Comissão de Esporte e Turismo do Senado, as assembléias legislativas e câmaras de vereadores. "É preciso transparência e acompanhamento das diversas obras que serão executadas para o cenário da Copa", acrescentou Hamm.

A Fifa escolheu 12 cidades para organizar os jogos da copa em 2014: Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE) e Natal (RN).

A partir dessa definição, a Comissão de Turismo e Desporto vai promover uma teleconferência – gerada a partir de Brasília – com a presença de deputados e senadores e representantes da CBF, dos ministérios do Turismo e do Esporte e da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A previsão é que a conferência seja realizada ainda neste mês e seja transmitida pela TV Câmara.

Notícias relacionadas:
Contas Abertas auxiliará fiscalização de gastos na Copa de 2014

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.