Agropecuária

Projeto concede ajuda de custo a armador de pesca durante defeso

12/06/2009 - 13:37  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4861/09, do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), que concede ajuda de custo aos armadores de pesca para manutenção de sua embarcação de trabalho durante o período de defeso, no qual não se pode pescar porque os pescados estão se reproduzindo.

O auxílio será concedido apenas aos armadores cadastrados na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) e autorizados a praticar a atividade. O armador receberá ajuda para manter, no máximo, duas embarcações devidamente registradas em seu nome e autorizadas pela Seap e pelo Ibama.

Para conseguir o benefício, o armador ou o dono do pequeno barco deverá ainda apresentar certidão de "nada consta" emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Atualmente, os pescadores artesanais já recebem seguro-desemprego no valor de um salário mínimo durante o período de defeso.

Crise
Flávio Bezerra lembra que a pesca brasileira passa por uma crise caracterizada pela baixa produtividade e por preços baixos. "Os armadores de pesca, proprietários de pequenas embarcações, foram os mais prejudicados e tiveram grandes prejuízos", afirma.

Segundo ele, por estarem completamente descapitalizados e devendo ao comércio que financia os materiais da pesca, os armadores correm o risco de vender suas embarcações.

No caso da pesca de lagosta, lembra Bezerra, dura seis meses o período de defeso. Nesse tempo em que fica parado, o armador precisa manter o barco em condições de operar na retomada da safra.

"Os gastos para manutenção da embarcação, com o tratamento do casco de madeira, a pintura, a manutenção do motor e demais equipamentos, não ficam por menos de R$ 1.000 ao mês", acrescenta o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Trabalho aprova projeto que define atribuição de pescador artesanal
Comissão equipara associação e sindicato a colônia de pescador
Trabalho legaliza terras da União ocupadas por pescador artesanal
Proibição da pesca em períodos de reprodução poderá ser ampliada
Agricultura aprova inclusão de pesca em programa de alimentos

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4861/2009

Íntegra da proposta