Cidades e transportes

Trabalho aprova projeto que define atribuição de pescador artesanal

08/06/2009 - 16:15  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (3) a inclusão do pescador artesanal no Decreto-Lei 221/67, principal regulamentação da atividade pesqueira. A inclusão dá respaldo à pesca artesanal, ao definir com clareza o conceito e as atribuições do pescador artesanal, que exerce seu trabalho individualmente ou junto com a família.

A medida consta de texto substitutivo da Comissão de Agricultura ao Projeto de Lei 373/07. O relator do projeto na Comissão de Trabalho, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), recomendou a aprovação desse substitutivo.

Segundo o substitutivo, caracterizam-se como atividades do pescador artesanal todos os processos de captura ou coleta, processamento, beneficiamento, conservação, transporte e comercialização do pescado; confecção, conservação e reparos dos petrechos ou da embarcação, quando exercidos individualmente ou em
regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de
terceiros.

Benefício previdenciário
O objetivo do texto original do projeto, de autoria do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), era incluir como seguradas obrigatórias da Previdência Social as mulheres de pescadores. Essa medida, no entanto, foi considerada desnecessária na Comissão de Agricultura, uma vez que o artigo 195 da Constituição e duas leis sobre Previdência Social (8.212/91 e 8.213/91) já asseguram o benefício para quem realiza pesca artesanal em regime de economia familiar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão equipara associação e sindicato a colônia de pescador
Trabalho legaliza terras da União ocupadas por pescador artesanal
Proibição da pesca em períodos de reprodução poderá ser ampliada
Agricultura aprova inclusão de pesca em programa de alimentos

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 373/2007

Íntegra da proposta