Consumidor

Educação rejeita obrigação de escolas justificarem reajustes

05/06/2009 - 19:15  

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou, na quarta-feira (3), a obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino particulares divulgarem os critérios adotados para reajuste da anuidade ou semestralidade.

A medida consta do Projeto de Lei 1113/07, de autoria do deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que recebeu parecer contrário do relator, deputado João Matos (PMDB-SC). Segundo Matos, os estabelecimentos de ensino já são obrigados a prestar esclarecimentos aos pais, inclusive pela própria Lei das Anuidades Escolares (Lei 9870/99), que o projeto pretende modificar.

O parlamentar observa que, no caso do ensino privado superior, apesar dos aparentes abusos cometidos por algumas instituições, cabe apenas ao Poder Executivo regulá-lo.

"O Ministério da Educação, nos últimos anos, tem editado portarias cada vez mais detalhadas abordando o assunto, provavelmente em resposta aos inúmeros casos de alunos, famílias ou cidadãos que se sentem ou se sentiram prejudicados por falta de informações", argumenta.

Situação financeira
O projeto estabelece que, 45 dias antes do prazo final para as matrículas, as escolas deverão publicar em locais de fácil acesso ao público informações sobre a situação financeira da instituição.

No mesmo local, também deverão ficar expostos o texto dos contratos, o número de turmas, as demonstrações financeiras do ano vigente e ainda um parecer do conselho fiscal ou órgão equivalente.

Tramitação
O projeto já havia sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor. Como os pareceres das duas comissões que já analisaram a proposta são divergentes, o PL perdeu o caráter conclusivo e será votado pelo Plenário, caso sua constitucionalidade seja aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova divulgação de regras para reajuste escolar
Proposta fixa teto para mensalidade de escola filantrópica
Professor sugere critério público para mensalidade escolar
Escolas poderão ter cinco datas para receber mensalidade
Projeto dificulta reajuste de mensalidades escolares
Projeto flexibiliza data de mensalidade escolar

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1113/2007

Íntegra da proposta