Política e Administração Pública

Relator apoia ampliação de adicional para carreiras de estado

02/06/2009 - 20:13  

O relator da Proposta de Emenda à Constituição 210/07, deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), anunciou hoje, em audiência pública para discutir a PEC, seu apoio à ampliação do adicional de tempo de serviço às demais carreiras típicas de estado.

Foram ouvidos representantes de entidades de fiscais estaduais e da Receita Federal; delegados de polícia e juízes. O debate foi proposto pelos deputados João Dado (PDT-SP). Laerte Bessa informou que, até dia 15 de junho, a comissão continuará ouvindo representantes para a conclusão dos trabalhos, prevista para 23 de junho.

Valorização da carreira
Durante o debate, o relator ressaltou a importância de restabelecer o adicional por tempo de serviço e estendê-lo à outras categorias típicas do Estado, pois, com o subsídio como forma única remuneração, os servidores que escolheram se dedicar exclusivamente ao Estado estão sem motivação já que a diferença salarial entre o servidor que ingressa na carreira e aquele que permanece há mais de 10, 20 ou 30 anos é mínima.

"Os adicionais por tempo de serviço são fundamentais para restituirmos a hierarquia e valorizarmos as carreiras de Estado. Vamos corrigir uma distorção da época da criação da lei dos subsídios. Ontem estive com os desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, que também se posicionaram favoráveis a extensão do adicional como forma de restituir a hierarquia nas carreiras típicas de Estado", disse Bessa.

A gratificação por tempo de serviço beneficiará as carreiras relacionadas às atividades de fiscalização, arrecadação tributária, previdenciária e do trabalho, controle interno, segurança pública, diplomacia, defesa administrativo-judicial do Estado e defensoria pública, além da magistratura e ministério público. A PEC 210/07, do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), restabelece o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração de juízes e de integrantes do Ministério Público, mas já recebeu emendas estendo o benefício a outras categorias.

Notícias relacionadas:
CCJ admite adicional de tempo de serviço para magistratura

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.