Debatedor: competição ajudará a universalizar a banda larga

28/05/2009 - 22:24  

O representante da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg, ressaltou a importância do incentivo à competição por meio da universalização dos serviços de banda larga. Annenberg foi um dos participantes da audiência pública desta quinta-feira na Comissão de Ciência e Tecnologia.

Ele disse que, quando a tecnologia MMDS se tornou competitiva, em alguns países ela chegou tarde. Foi o caso dos Estados Unidos, onde 95% das residências já eram cobertas por TV a cabo. Porém, no caso do Brasil, essa tecnologia chegou no lugar e no momento certos, segundo ele: "As dimensões do Brasil não vão viabilizar nunca uma oferta generalizada de telefone celular ou mesmo de TV a cabo. Só com o wireless será possível atender o País inteiro."

Annenberg acrescentou que celulares podem ser ótimos para fotos e filmes, mas, definitivamente, não servem para a inclusão digital. "A tecnologia MMDS é muito mais econômica", argumentou.

"O Brasil tem condições hoje mesmo, com a tecnologia já disponível, de ter internet banda larga em todos os municípios com a utilização do MMDS junto com Wimax. A Anatel é a única barreira", afirmou.

Porém, o representante da Anatel no debate, Ara Minassian, explicou que a prioridade da agência em relação a essas novas bandas é oferecer internet para as classes C, D e E, que ainda têm acesso restrito à rede, enquanto 89% da classe A e 68% da B já estão integrados.

Compromisso
De acordo com o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), o Congresso tem um compromisso com a sociedade de universalizar a banda larga, e a exploração das bandas nobres é a oportunidade para isso. "Essas frequências viraram ouro; ninguém fazia idéia da importância delas para o nosso progresso tecnológico", disse.

O deputado Julio Semeghini (PSDB-SP) ressaltou que um serviço rápido, barato e sem desconsiderar o planejamento a médio e longo prazos deve ser o objetivo do País. "O propósito da Câmara é a banda larga universal, com boa infraestrutura e distribuição de conteúdos", completou.

Reportagem – Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.