Política e Administração Pública

Diretor da Petrobras diz que CPI não prejudicará investimentos

27/05/2009 - 22:03  

Guilherme Estrella detalhou investimentos da estatal para os próximos anos e apresentou projeções do aumento da produção de petróleo e gás natural.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse nesta quarta-feira na Câmara que a CPI da Petrobras, criada no Senado, não vai atrapalhar os investimentos da estatal na exploração de petróleo na camada pré-sal. Estrella participou de audiência pública promovida pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Minas e Energia para discutir o planejamento estratégico da Petrobras e o plano de negócios para o período 2009/2013.

O diretor disse que não está preocupado com a CPI. "A Petrobras vai responder com a maior clareza e transparência, como sempre tem sido feito, a todas as perguntas que forem feitas na CPI."

No entanto, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Santana da Rocha, que também participou do debate, reclamou da instalação da CPI e lembrou que a Petrobras gera muitos empregos.

A CPI da Petrobras deve ser instalada na próxima terça-feira (2).

Plano de investimentos
Durante a audiência, Guilherme Estrella detalhou os investimentos da Petrobras para os próximos anos. Segundo ele, a estatal vai gastar, até 2013, 174 bilhões de dólares com investimentos, sendo 104 bilhões apenas com exploração e produção de óleo e gás natural. Desse valor, 17% serão investidos na exploração da camada pré-sal na Bacia de Santos.

O diretor também afirmou que, até 2013, a Petrobras será responsável pela geração de 1,044 milhão novos postos de trabalho no Brasil, sendo 267 mil diretos e 777 mil indiretos.

Para Estrella, a Petrobras é quem tem os melhores projetos de desenvolvimento da produção, se comparada às outras empresas da indústria petrolífera. O diretor prevê que até a 2ª metade deste século o petróleo ainda será a principal matriz energética do mundo. Mas, com o crescente declínio da produção, Estrella afirma que até 2030 será preciso encontrar cinco vezes mais óleo do que o que já foi descoberto.

Pré-sal
A grande aposta da Petrobras é na camada pré-sal. Segundo o diretor, a previsão é que o bloco de Tupi possa produzir entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, e o bloco de Iara, entre 3 e 4 bilhões de barris. Como comparação, a Petrobras estima suas reservas atuais no Brasil em 14 bilhões de barris.

Segundo Estrella, o projeto piloto de exploração no pré-sal será instalado em dezembro de 2010, e a previsão é extrair de 100 mil barris de óleo e de 2 a 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

O deputado Edmilson Valentim (PcdoB-RJ), que propôs a audiência, acredita que a exploração do pré-sal reserva permitirá um avanço da indústria brasileira do setor, mas ressaltou a dimensão do desafio para atender a essa nova demanda. O parlamentar também reafirmou que, atualmente, a Petrobras é a única empresa com tecnologia e experiência suficiente para explorar as reservas da camada pré-sal.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Alberto Machado Neto, também participou do debate.

Notícias relacionadas:
Petrobras capta financiamentos e não desiste do pré-sal
Comissões ouvem Petrobras sobre planos da empresa até 2013

Reportagem – Paula Bittar / Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.