Setor produtivo ressalta ações diversas para superar crise

27/05/2009 - 18:05  

Em comissão geral para discutir alternativas para o País superar a crise global, deputados e representantes de diversos setores econômicos sinalizaram a relevância de uma série de ações, como aprovar a reforma tributária, fortalecer as micro e pequenas empresas, favorecer o setor exportador e facilitar o acesso ao crédito para o setor produtivo.

O presidente da Câmara, Michel Temer, disse que as declarações feitas vão subsidiar os relatórios finais das comissões instaladas pela Câmara para acompanhar a crise. Nos próximos dias, as comissões devem completar as sugestões a serem apresentadas para enfrentá-la.

Entre todos os temas, o que recebeu a maior quantidade de comentários foi a reforma tributária, com foco na desoneração da produção. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro (PTB-PE), defendeu a aprovação de uma reforma ampla como forma de combater os efeitos da crise econômica mundial. Se uma reforma ampla não for possível, ele sugere pelo menos a correção de distorções para melhorar a competitividade da indústria brasileira.

No evento, o presidente da CNI criticou a tributação sobre o investimento das empresas existentes no Brasil e também a tributação do crédito. Segundo ele, essa tributação pune o mutuário, a empresa e a pessoa física que utiliza o crédito. Na opinião de Monteiro, as atenções do País devem voltar-se agora para medidas de curto prazo e para uma agenda mais estruturante, já imaginando o cenário pós-crise. Ele disse que o ambiente de negócios no Brasil depende muito de medidas do Legislativo, como a criação do cadastro positivo e a reestruturação do sistema de defesa da concorrência.

O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) também pediu a aprovação da reforma tributária e de mudanças na legislação ambiental, de forma a viabilizar investimentos. O deputado integra a comissão especial que avalia os impactos da crise na área de sistema financeiro e mercado.

O presidente da Ação Empresarial e do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, criticou as dificuldades em aprovar a reforma tributária e defendeu a aprovação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA federal), previsto na reforma. "O Congresso tem a responsabilidade de tomar medidas e modernizar o sistema tributário."

Desoneração
O advogado tributarista e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (seção São Paulo) Antônio Carlos Rodrigues Amaral recomendou a desoneração para pequenas e médias empresas como uma das medidas para enfrentar a crise financeira no Brasil. Amaral criticou a atual carga tributária, que gira em torno de 36% do Produto Interno Bruto (PIB), e também o sistema tributário brasileiro por considerar que é "um dos mais complexos do mundo". O advogado sugeriu ainda a criação de um estatuto de direitos básicos do cidadão para proteger o contribuinte.

O empresário Johannpeter sugeriu a desoneração das exportações e dos investimentos das empresas e o aumento dos investimentos públicos como medidas de enfrentamento da crise internacional. Para ele, isso aumentaria as condições de competição do Brasil no cenário mundial. "O maior problema do Brasil hoje é o mercado internacional, e não sua estrutura interna do mercado. Esse mercado internacional está extremamente reduzido", afirmou

O relator da comissão especial que analisa o impacto da crise mundial no setor industrial brasileiro, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), pediu aos parlamentares que aprovem propostas de consenso para enfrentar a crise. "Há muitos consensos, como a desoneração das exportações e dos bens de capital, que são a alma do processo de crescimento", disse.

Na mesma linha, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) defendeu a revisão dos impostos em todos os níveis. Segundo ele, o distanciamento entre os serviços oferecidos à população e a carga de tributos recolhidos tornam impossível o desenvolvimento do País. Ele apontou a janela de oportunidade para a exportação brasileira como a principal saída para a crise

Supersimples
O presidente da comissão especial da crise na área de sistema financeiro e mercado, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), mostrou-se otimista quanto à situação desse setor. Apesar disso, ele reconheceu que é preciso apoiar o micro e o pequeno empresário, aumentando anualmente o limite de faturamento do Supersimples, por exemplo.

Quintão também sugeriu uma revisão dos custos para os empresários com a manutenção de sistemas de cobrança por cartão de crédito em seus estabelecimentos. "Hoje o pequeno empresário paga mais para as instituições de cartão do que para seus trabalhadores", disse.

Continua:
Especialista sugere incentivo à indústria do petróleo do pré-sal
Agronegócio foi classificado como fundamental para superar crise
Participantes cobram auditoria da dívida pública
Deputados e empresários pedem fundo garantidor para micro empresas

Notícias relacionadas:
Câmara aprova a criação do cadastro positivo de consumidores
Nova tributação para microempresa facilitará crédito, diz ministro
Deputados articulam frente parlamentar pela redução do spread
Consultoria Legislativa divulga análise sobre arrecadação federal
Iniciativa de socorro a pequenas empresas repercute na Câmara
Miguel Jorge defende desoneração de investimentos para vencer crise
Comissão sobre Crise e Mercado Financeiro apoia cadastro positivo
Presidente da CNI prevê crescimento zero neste ano
Comissão da crise pode regulamentar o spread bancário
Crise econômica pode prejudicar redução de jornada, diz procurador
Indústria: Comissão da crise pede informações a presidente do BC
Temer pede resultado das comissões sobre a crise em 50 dias

Reportagem - Marcello Larcher e Noéli Nobre
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.