Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão aprova abatimento de doações em dinheiro à Defesa Civil

21/05/2009 - 15:10  

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou nesta quarta-feira (20) a permissão para que os contribuintes - pessoa física ou jurídica - deduzam do Imposto de Renda as contribuições em dinheiro feitas à Defesa Civil em caso de calamidade pública.

A medida está prevista no Projeto de Lei 4466/08, do deputado Milton Monti (PR-SP), e contou com parecer favorável do relator na comissão, deputado Antonio Feijão (PSDB-AP).

Segundo o relator, apesar das medidas de prevenção e minimização de desastres serem um dever do Estado, as ações voluntárias devem ser estimuladas no País, principalmente porque a estrutura de Defesa Civil ainda não está adequadamente instalada em todo o Brasil.

Catástrofes naturais
Antônio Feijão ressaltou que, dos 5.565 municípios brasileiros, 1.360 (24%) não possuíam, no final do ano passado, Defesa Civil organizada.

Esse fato, aliado aos recentes episódios de catástrofes naturais - como as chuvas que castigaram Santa Catarina e que hoje ameaçam estados nordestinos e o Amazonas -, exige uma participação maior de toda a sociedade na ajuda emergencial a populações atingidas.

"Mesmo bem aparelhada, a Defesa Civil não poderá prescindir da ajuda dos que podem e querem ser solidários", argumenta o relator.

Tramitação
O projeto está sendo analisado de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas
Finanças rejeita destinação de parte da Cide para Defesa Civil
Câmara vai acompanhar ações para enfrentar enchentes no Maranhão
Subcomissão vai facilitar liberação de verbas para calamidades
Famílias atingidas por calamidade poderão ter crédito especial
MP libera R$ 300 milhões para ações de defesa civil

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4466/2008

Íntegra da proposta