Educação, cultura e esportes

Trabalho aprova criação da Secretaria Nacional de Futebol

20/05/2009 - 18:20  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou hoje o Projeto de Lei 3620/08, do Executivo, que cria a Secretaria Nacional de Futebol e da Defesa dos Direitos do Torcedor, no âmbito do Ministério do Esporte. De acordo com a relatora, deputada Manuela D`Ávila, (PCdoB-RS), a medida é importante para a preparação da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.

"O ministério está revendo a sua organização, ao criar uma secretaria para cuidar do esporte que é a paixão nacional e que poderá trazer muito desenvolvimento econômico a partir da Copa de 2014", disse a parlamentar. "É uma adequação sem aumento de gastos, para conciliarmos a Copa e os direitos do torcedor", acrescentou.

Estatuto
A secretaria será encarregada de garantir o cumprimento do Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03), sancionado em 2003. O governo pretende revitalizar estádios; monitorar as torcidas organizadas, reservando espaços específicos para cada uma; instalar equipamentos de segurança e adotar policiamento especializado.

Também está sendo estudada uma reformulação da Lei Pelé (9.615/98) para evitar a saída prematura de jogadores para o exterior.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova regras contra a violência em estádios
Turismo aprova criação de secretaria do futebol e do torcedor
Deputado faz alerta sobre atraso na organização da Copa de 2014

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.