Motoqueiros também poderão ter airbag obrigatório

18/05/2009 - 18:25  

O deputado Dr. Nechar (PV-SP) apresentou o Projeto de Lei 4814/09, que estende às motocicletas e veículos similares o uso obrigatório do colete inflável de proteção - o chamado airbag.

Dr. Nechar lembra que o colete airbag para motociclistas foi testado e aprovado pela Polícia Militar de São Paulo em 2002. Feito de nylon resistente a atrito, ele pesa 1,2 quilo. É inflado por um cilindro de gás, sempre que o motoqueiro cai da moto, por meio de um fio que conecta o colete com o chassi do veículo.

O parlamentar cita estatísticas que mostram o crescimento, a cada ano, do número de acidentes envolvendo motociclistas. "É preciso buscar uma alternativa para reduzir as mortes nesses acidentes", argumenta o deputado. Ele acrescenta que o colete reduz em até 70% o risco de morte, se usado junto com o capacete. Ele protege a coluna cervical, o tórax, a barriga, as costas e o cóccix.

Vias urbanas
A obrigação, de acordo com a proposta, resume-se às vias públicas urbanas, não abrangendo portanto as estradas. O projeto estabelece que as prefeituras, por meio de seus órgãos de fiscalização, deverão autuar o condutor que não observar o preceito.

As empresas que exploram a atividade de transporte com motocicleta ficam responsáveis pela aquisição e fornecimento dos coletes. É concedido prazo de 120 dias, contados da data da publicação da futura lei, para as empresas e os motociclistas se adaptarem.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Defesa do Consumidor debaterá itens de segurança de veículos
Aprovada na Câmara, exigência de airbag em carros já é lei
Airbag e fim do trote são destaques das votações de fevereiro
Câmara aprova airbag obrigatório para carros novos e importados

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4814/2009

Íntegra da proposta