Controle do DPVAT poderá ter cadastro nacional de acidentes

18/05/2009 - 17:14  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4925/09, da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que cria o Cadastro Nacional de Invalidez Permanente e Óbitos no Trânsito para reunir todas as informações referentes aos acidentes de trânsito com mortes ou vítimas com invalidez permanente. Essas informações deverão ser repassadas pelos órgãos de trânsito ou policiais competentes, hospitais e cartórios de registro civil.

Pela proposta, o cadastro será considerado a base de dados legal para o controle dos seguros reclamados e liquidados no âmbito do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores (DPVAT) e será mantido pelo máximo órgão federal de trânsito - atualmente o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"A criação de uma base de dados dos acidentes que provocam morte ou invalidez permanente será um importante instrumento de controle para o pagamento do DPVAT, o qual, muitas vezes nem é procurado pelas vítimas, por desconhecimento da sua existência", destacou a deputada.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas
Comissão aprova fiscalização da gestão do seguro obrigatório
Comissão rejeita indenização para passageiro acidentado
Comissão rejeita prorrogação sem ônus de seguro de automóvel

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4925/2009

Íntegra da proposta