Direitos Humanos

Livro de casamento poderá registrar mudança em filiação de cônjuge

15/05/2009 - 17:52  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4788/09, do deputado licenciado Rodovalho (DEM-DF), que permite o registro, no livro de casamento, da alteração de filiação de um dos cônjuges, decorrente de adoção ocorrida após o matrimônio.

Rodovalho diz que propôs a medida para simplificar a burocracia nos casos em que qualquer dos cônjuges é adotado após o ato do casamento. "Como hoje não é permitida a averbação da mudança de filiação diretamente na certidão de casamento, as pessoas que vivem essa situação são obrigadas a ingressar duas vezes em juízo: uma para tratar da adoção em si, outra para modificar a certidão de casamento em uma ação de retificação", explica.

Segundo Rodovalho, o objetivo é desburocratizar as alterações do registro decorrentes de adoção. A proposta altera a Lei dos Registros Públicos (6.015/73), que hoje prevê a averbação da anulação de casamento e também do restabelecimento do matrimônio, entre outros fatos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova projeto que permite adoção de sobrenome do padrasto
Seguridade aprova registro civil em hospital e maternidade

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4788/2009

Íntegra da proposta