Educação, cultura e esportes

Conselho lança campanha para valorizar educação física nas escolas

13/05/2009 - 14:28  

Ministério do Esporte diz que a Educação Física trabalha valores como ética e respeito à diversidade, mas reconhece que a infraestrutura das escolas públicas para prática de esportes é precária.

O Conselho Federal de Educação Física (Confef) lançou oficialmente nesta quarta-feira (13) na Câmara a campanha nacional "Educação Física Escolar – Plantando Cultura, Cidadania e Saúde". O objetivo é valorizar a disciplina Educação Física no currículo escolar, no qual figura como componente obrigatório.

Para atingir essa meta, o Confef dará continuidade, ao longo de todo o ano, a ações já iniciadas para conscientizar os gestores públicos dessa importância e cobrar ações. O ano de 2009, aliás, foi eleito pelo Confef como Ano Nacional da Educação Física Escolar.

"Não existe educação sem Educação Física, disciplina que possui os mesmos objetivos da escola, de desenvolver a sociabilidade, a cidadania. O que se constata, no entanto, é que a Educação Física escolar tem sido renegada por pedagogos, dirigentes, gestores e políticos. Em algumas escolas privadas, a prática tem sido substituída por aulas em academias conveniadas", afirmou o vice-presidente do Confef, João Batista Tojal.

Ele participou do seminário "Educação Física e Esporte Escolar: da Formação à Competição", promovido pela Comissão de Turismo e Desporto a pedido do deputado Gilmar Machado (PT-MG).

Direitos
O secretário nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Júlio Filgueira, lembrou que esporte e lazer são direitos assegurados pela Constituição. E é justamente na infância e na escola, disse, que se apresentam as melhores condições de assegurar esses direitos. "Por meio da Educação Física escolar, podemos trabalhar com a criança um conjunto de valores indispensáveis, como a ética, a transparência, o trabalho em equipe e o respeito às regras e à diversidade", afirmou.

Apesar das vantagens, ele reconheceu que a infraestrutura das escolas públicas no Brasil não permite atingir de forma adequada esse objetivo. Faltam espaço, quadras esportivas e professores capacitados para lidar com as necessidades das crianças e dos adolescentes.

Educação integral
O representante do Ministério da Educação informou no seminário que o MEC tem trabalhado a educação em tempo integral no País e que a Educação Física entra justamente na grade de ampliação das atividades escolares. A Educação Física, segundo o diretor de Educação para a Diversidade, Armênio Bello Schmidt, tem uma função importante na luta contra a desigualdade, que se manifesta entre as regiões brasileiras, entre o campo e a cidade, entre brancos e negros.

Trabalho conjunto
O deputado Gilmar Machado pediu aos ministérios da Educação e do Esporte que trabalhem juntos para que o esporte escolar seja uma realidade no Brasil. Júlio Filgueira afirmou que existe essa aliança, inclusive para ampliar o tempo de atividades educativas fora da sala de aula.

Filgueira lembrou que o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, atende atualmente 1 milhão de crianças com a prática de esportes em todo o Brasil, no horário contrário aos das atividades de sala de aula. "Temos o desafio de muito em breve atender, como parte dos componentes curriculares, a todas as crianças do nosso País."

Novos debates
O seminário continua nesta tarde no auditório Nereu Ramos. No fim do evento, a Comissão de Turismo, o Confef, a Unicef e a Confederação Nacional do Comércio (CNC)/Sesc, que também participam dos debates, divulgarão um documento que vai apontar as necessidades da Educação Física escolar.

"Esperamos construir, a partir daqui, políticas públicas para o esporte. É fundamental esse trabalho para democratizar o esporte e formar atletas e cada vez mais o nome do Brasil e dos brasileiros ser reconhecido no mundo", disse o presidente da Comissão de Turismo, deputado Afonso Hamm (PP-RS).

Notícias relacionadas
UnB e Sesc defendem qualidade na Educação Física

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.