Debatedores apontam abusos de operadoras de cartões

12/05/2009 - 23:42  

O chefe do Departamento de Operações Bancárias do Banco Central (BC), José Antonio Marciano, defendeu nesta terça-feira maior competitividade e eficiência no setor de cartões de crédito. Um relatório do BC acusa as operadoras de cartões de abuso do poder econômico; apenas duas empresas, Visa e Mastercard, detêm cerca de 90% do mercado no Brasil.

Esse tema foi discutido em audiência na Comissão Especial da Crise – Área de Sistema Financeiro e Mercado. De acordo com José Marciano, é preciso mudar a estrutura do sistema de cartões de pagamentos para que os usuários tenham um serviço mais eficiente a um preço mais justo.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro, disse que todas as vantagens oferecidas pelos cartões são pagas pelos consumidores, pois estão embutidas nos preços dos produtos. Segundo ele, Visa e Mastercard estão impondo um ônus, sobre as mercadorias, muitas vezes até maior que a própria carga tributária.

Por isso, ele defendeu a redução dos lucros das operadoras. "Neste momento em que a economia exige uma redução de custos para o consumidor ter acesso efetivo a bens, produtos e serviços, é importante eliminar pesos demasiadamente fora de sincronia com a cadeia produtiva", ressaltou Pellizzaro.

Ele observou que cerca de 40% dos inadimplentes no País possuem cartão de crédito, e que esse setor passou a ser o que mais reclamações recebe nos órgãos de defesa do consumidor.

Os representantes das empresas de cartões foram convidados, mas não compareceram ao debate.

Notícias relacionadas:
Lojista defende na Câmara regulamentação dos cartões de crédito
Comissão rejeita lei sobre administração de cartões de crédito
Comerciantes defendem preços diferentes para cartão e dinheiro

Reportagem - Paulo Roberto Miranda/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.