Cidades e transportes

Comissão de Mudanças Climáticas fará vigília em defesa da Amazônia

05/05/2009 - 22:10  

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas e o presidente do Senado, José Sarney, declararam nesta terça-feira apoio à iniciativa da atriz Christiane Torloni e do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) de realizar uma vigília em defesa da preservação da Floresta Amazônica. A vigília ocorrerá na próxima quarta-feira (13), após as votações no plenário do Senado.

O apoio foi anunciado durante reunião da atriz com a comissão. Para Torloni, o envolvimento dos parlamentares pode ajudar a melhorar a imagem do Congresso entre os brasileiros e facilitar a entrega, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um manifesto assinado há dois anos por mais de um milhão de pessoas. "Talvez esse tempo de espera para a entrega do documento tenha servido para um amadurecimento de que não basta apenas entregar as assinaturas. Estamos fazendo uma convocação para que a sociedade civil fale que é contra o desmatamento e contra brechas de flexibilização do Código Florestal", disse a atriz.

O ato será aberto à participação da sociedade civil. A presidente da comissão, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), propõe que a vigília seja feita simultaneamente nas câmaras estaduais.

Movimento
Há dois anos, depois de visitar áreas devastadas do Acre, Christiane Torloni, com o apoio dos atores Victor Fasano e Juca de Oliveira, iniciou o movimento "Amazônia para Sempre". Desde então, eles têm recolhido assinaturas em todo o País para o manifesto em defesa da floresta. Segundo a atriz, o movimento defende o desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia, não recebe patrocínios e não tem qualquer ligação com órgãos governamentais ou partidos políticos.

Ao comentar a iniciativa de Christiane Torloni com o "Amazônia para Sempre", o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) chamou a atenção para o fato de que o desmatamento não ocorre só na Amazônia, mas no Brasil inteiro, como no caso da Mata Atlântica, que está devastada. "Temos que focar a Amazônia, mas entender que desmatamento é um problema de todo o País", ressaltou.

Na próxima segunda-feira (11), Colbert irá a Manaus, como representante da comissão, para avaliar o problema das enchentes. Ele destacou que em dois anos o Amazonas passou da seca para a cheia, e que a comissão vai observar a situação não apenas do ponto de vista das pessoas desabrigadas, mas das consequências de uma seca que há dois anos dizimou espécies, atingiu pessoas e secou rios.

* Matéria atualizada às 23h03

Notícias relacionadas:
Congresso terá comissão permanente sobre mudanças climáticas

Da Redação/MR
Com informações do Senado Federal

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.