Nome da gripe prejudica produção e exportação de carne de porco

05/05/2009 - 20:04  

Durante a audiência pública conjunta desta terça-feira, parlamentares e técnicos do governo fizeram um apelo para que a influenza A não seja mais chamada de "gripe suína", já que, segundo eles, não existe relação direta da doença com porcos.

Os participantes da audiência observaram que essa denominação tem reduzido o consumo e a exportação da carne de porco no Brasil, que tem hoje cerca de 36 milhões de animais.

"Houve um freio na produção, mas sem justificativa nenhuma", avalia o secretario de Produção Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Afonso Kroetz. Para ele, a situação pode ser resolvida com um melhor esclarecimento da população.

Ele sustenta que essa "virose não tem nenhuma relação com qualquer evento sanitário em animais. O nome que foi dado a essa virose como `gripe suína` prejudica muito um setor que não tem nada a ver com isso. Claro que o mercado está sentindo isso".

O deputado Zonta (PP-SC) pediu - em nome dos produtores e exportadores de carne de porco - que o nome seja retirado das notas taquigráficas dos debates da audiência e passe a ser usado - Influenza A ou Gripe A, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.