Economia

Deputados sugerem parceria em petróleo entre Timor-Leste e Brasil

05/05/2009 - 19:28  

Uma delegação de parlamentares do Timor-Leste pediu nesta terça-feira apoio das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Minas e Energia da Câmara para a formação de uma parceria entre os dois países na exploração de petróleo.

O grupo veio conhecer a tecnologia brasileira para essa exploração, em busca de subsídios para elaborar uma estratégia de investimento do Fundo de Petróleo do Timor-Leste.

Independência
Para o chefe da delegação, deputado Manuel Tilman, esta é uma grande oportunidade de os dois países formarem uma parceria. Ele acredita que o Brasil poderá ajudar o Timor-Leste a se tornar independente na exploração de petróleo. "O Brasil é um dos grandes produtores de petróleo do mundo, principalmente agora com o pré-sal. Queremos, como irmão mais novo, também ser uma potência nesta área", declarou.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Valentim (PCdoB–RJ), acredita que o Timor-Leste, assim como o Brasil, pode fazer do petróleo um marco no desenvolvimento e na distribuição de renda.

Na avaliação de Valentim, os dois países devem trabalhar juntos para desenvolver novas formas de extração do petróleo. "É um meio de estreitar os laços entre o Brasil e o Timor-Leste, principalmente neste momento em que o mundo passa por uma crise econômica", ressaltou.

Cooperação bilateral
O presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Vignatti (PT-SC), destacou a oportunidade de se estabelecer uma grande parceria com troca de informações e de tecnologia, o que, segundo o parlamentar, já vem sendo feito em algumas áreas dentro do processo de reestruturação do Timor-Leste.

O atual programa de cooperação bilateral entre os dois países assegura a presença de professores brasileiros para o aprimoramento da língua portuguesa; juízes, defensores, procuradores e técnicos, que atuam na área jurídica; qualificação de mão-de-obra por meio do Serviço Nacional da Indústria (Senai); e treinamento de soldados timoneses pelo exército brasileiro. "Por tudo isso, é importante ouvir o que os timoneses querem do Brasil e ajudá-los por meio do Parlamento", disse Vignatti.

O Timor-Leste, único país da Ásia e Oceania a adotar a língua portuguesa, teve sua independência reconhecida em 2002. Desde janeiro de 2005, a Câmara dos Deputados do Brasil e o Parlamento timorense têm acordo de cooperação.

Notícias relacionadas:
Comissões da Câmara recebem parlamentares do Timor-Leste

Da Redação/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.