Direito e Justiça

Deputados defendem valorização dos trabalhadores

04/05/2009 - 18:00  

Em sessão solene nesta segunda-feira em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º maio, o líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), afirmou que o principal objetivo dos trabalhadores atualmente é ter acesso imediato ao emprego e à educação. Segundo o deputado, que propôs a realização da solenidade, a melhoria da situação internacional do Brasil precisa ser compartilhada principalmente pelos trabalhadores.

Rollemberg ressaltou a importância do aumento real de 48% do salário mínimo durante o atual governo, o que, segundo ele, representa a maneira mais sustentável de promover igualdade social. Ele defendeu uma agenda legislativa em prol dos trabalhadores. Para o parlamentar, é preciso discutir a redução da jornada de trabalho (PEC 231/95), votar a PEC do Trabalho Escravo (PEC 438/01) e o fim da tributação dos produtos da cesta básica — uma das propostas para a reforma tributária.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que abriu os trabalhos, frisou a participação do Poder Legislativo nas comemorações e disse que a situação dos trabalhadores, especialmente no Nordeste, sempre mereceu sua atenção como parlamentar.

Ele foi o autor do projeto que unificou os salários mínimos regionais num único mínimo nacional. Ele lembrou que a medida completa 29 anos e foi oficializada pela Constituição de 1988.

Esforço
Benevides leu mensagem do presidente Michel Temer, que destacou a relevância das comemorações em torno do Dia do Trabalho. A data, de acordo com Temer, focaliza o esforço coletivo de todos os povos para encontrar um desenvolvimento que valorize o trabalhador, e não apenas o lucro. Para o presidente da Câmara, o desafio na Casa será produzir um ambiente em que possam ser oferecidos empregos produtivos aos jovens.

Também prestaram homenagens aos trabalhadores os deputados Ricardo Quirino (PR-DF) e Laerte Bessa (PMDB-DF), em nome dos seus partidos.

Notícias relacionadas:
Crise econômica pode prejudicar redução de jornada, diz procurador

Da Reportagem
Edição – Maria Clarice Dias

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.