Anac: apesar de críticas, liberação de tarifas aéreas é positiva

30/04/2009 - 17:19  

Durante a audiência pública conjunta desta quinta-feira, a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, afirmou que, apesar das críticas, a liberação tarifária para voos internacionais é positiva.

Segundo Solange Vieira, as empresas aéreas nacionais não serão prejudicadas. Ela explicou que os voos internacionais são regulados por acordos bilaterais, o que cria reserva de mercado para as empresas.

Como exemplo, ela lembrou que metade dos voos para os Estados Unidos com origem no Brasil estão reservados para a TAM. "Mesmo que ela [TAM] não utilize esses voos, eles não serão dados a nenhuma companhia estrangeira", afirmou Solange.

Céu aberto
A liberdade tarifária, continuou, tende a preservar a demanda por transporte aéreo, principalmente neste momento de desaceleração econômica. "A redução de preços tende a preservar o emprego", disse Solange.

Ela disse ainda que o Congresso precisa começa a discutir a possibilidade de "céu aberto" (fim das restrições para as companhias estrangeiras) no País.

Em relação aos impactos da medida no turismo, Solange Vieira afirmou que o passageiro internacional é mais sensível à variação cambial do que aos preços das passagens. Quanto à carga tributária, ela disse que os números que a Anac possui não indicam grandes diferenças entre empresas brasileiras e estrangeiras.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.