Participantes reclamam da falta de discussão da liberação de tarifa

30/04/2009 - 17:18  

Durante a audiência conjunta desta quinta-feira, vários parlamentares pediram o aprofundamento do debate sobre a liberação das tarifas dos voos internacionais e lamentaram o fato de a Câmara não ter participado das discussões anteriores ao anúncio da medida.

De outro lado, o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, discordou da forma como a liberação foi proposta pela Anac. "Infelizmente, essa diretoria da Anac já veio com as posições preconcebidas", criticou.

Para ele, não precisa ser um profundo conhecedor do setor para perceber que a Anac tomou por base "as tarifas promocionais estrangeiras versus a tarifa cheia da TAM e faz comparações que não correspondem à realidade".

Processo de discussão
A diretora-presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, rebateu as críticas de que a decisão de liberar as tarifas não tenha sido discutida com as companhias. Ela informou que o processo de discussão se iniciou há mais de um ano.

Em abril de 2008, segundo ela, houve reuniões com até 21 companhias. Em julho do mesmo ano, houve um seminário e, entre outubro e setembro, consulta pública.

Finalmente, em janeiro deste ano, ocorreu uma audiência pública, em que todas as manifestações foram registradas e analisadas. "O relatório está na página da Anac na internet", informou.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.