Agropecuária

Câmara homenageia município destaque em agricultura de precisão

22/04/2009 - 09:21  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira (16) proposta que concede o título de "Capital Nacional da Agricultura de Precisão" ao município gaúcho de Não-Me-Toque. O Projeto de Lei 1753/07, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), foi aprovado em caráter conclusivo e agora para o Senado.

A agricultura de precisão é uma ferramenta que possibilita a tomada de decisões no momento adequado, "gerando significativos ganhos de produtividade", informa o autor da proposta.

Essa ferramenta trabalha com tecnologias modernas, mediante a utilização de sinais de satélite e softwares para interpretação de dados geoprocessados.

Uso racional e eficiente
Ao recomendar a aprovação, o relator, deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), ressaltou que só lei federal pode dar a um município o título de capital nacional.

A agricultura de precisão, acrescenta o relator, permite identificar as áreas mais e menos produtivas e sugerir "a implementação de ações que aumentem o uso racional e eficiente dos insumos e sua distribuição mais adequada na lavoura".

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1753/2007

Íntegra da proposta