Saúde

CCJ aprova ampliação do prazo de validade de inspeção sanitária

17/04/2009 - 16:39  

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou no início deste mês (02/04) a ampliação do prazo de renovação de um para dois anos do Certificado de Boas Práticas de Fabricação dos produtos que são inspecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O certificado atesta se uma determinada linha de produção cumpre os padrões exigidos pela legislação, no caso específico as leis sanitárias. A ampliação do prazo se aplicará apenas às indústrias que estão sujeitas à inspeção anual da Anvisa.

A medida está prevista no Projeto de Lei 5800/05, do deputado Manoel Salviano (PSDB-CE), e nas emendas do Senado que alteraram a proposta. O projeto e as emendas serão analisados ainda pelo Plenário.

Outras indústrias
O texto aprovado originalmente na Câmara, no ano passado, previa que a ampliação da validade do certificado valeria apenas para o setor farmacêutico.

No entanto, as emendas aprovadas no Senado – e ratificadas pela CCJ - estendeu o prazo maior para todas as outras indústrias fiscalizadas pela Anvisa: produção de alimentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde.

O relator da matéria na CCJ, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), afirmou que as emendas estão de acordo com as regras regimentais e constitucionais em vigor.

Notícias anteriores:
Seguridade amplia prazo de validade de inspeção sanitária
Aprovada duplicação da validade de certificado de remédios

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5800/2005

Íntegra da proposta