Política e Administração Pública

Especialistas defendem mais investimentos na tecnologia do etanol

15/04/2009 - 20:10  

Somente com mais investimentos o Brasil pode manter sua liderança na tecnologia da produção de etanol. Essa foi a conclusão da audiência pública desta quarta-feira realizada pela Comissão Especial de Fontes Renováveis de Energia.

A comissão foi criada em junho do ano passado para analisar o Projeto de Lei 630/03, que cria um fundo para financiar pesquisas e incentivar a produção de energia elétrica e térmica a partir das energias solar e eólica.

O representante da União das Indústrias da Cana-de-Açúcar (Única), Alfred Swarc, destacou que a produção de etanol no Brasil deve chegar a 65 bilhões de litros em 2020. Segundo Swarc, em 2007 o setor contribuiu com 3% da matriz energética nacional.

Apesar disso, Alfred Swarc afirma que ainda é preciso garantir dinheiro para que novos produtos sejam desenvolvidos a partir do álcool. "Evidentemente, isso não acontece do dia para a noite. A gente precisa ter tecnologias demonstradas e robustas que possam fazer isso", ressaltou.

Segundo ele, há perspectivas de não só produzir etanol de cana, mas também moléculas de combustíveis semelhantes a querosene de aviação ou ao diesel, "que poderão futuramente ser produzidas em escala comercial e também a preços competitivos."

Segurança energética
O coordenador de Inteligência da Petrobras Biocombustíveis, Danny Aronson, destacou que o etanol é o combustível para veículos mais utilizado no Brasil, o que garante segurança energética diante das variações do preço do petróleo.

"O petróleo subiu a 140 dólares e no Brasil o consumidor não foi afetado. Se tiver uma guerra no Iraque, o consumidor está respaldado. Ele tem essa opção hoje de, se o petróleo e a gasolina subirem muito, passar para o álcool hidratado. Se, pelo contrário, baixar, ele volta para a gasolina", disse Aronson.

Financiamento de pesquisas
O relator da comissão, deputado Fernando Ferro (PT-PE), lembrou que na década de 80 o álcool combustível foi praticamente abandonado, mas é hoje uma realidade que precisa ser preservada.

Fernando Ferro afirmou que vai incluir em seu relatório o etanol como uma das fontes renováveis que poderão usufruir dos recursos do Fundo para financiar pesquisas e fomentar fontes renováveis de energia.

"Como fonte renovável, nós vamos buscar estabelecer um procedimento de ordem legal para incentivar esse tipo de energia pois, quanto mais diversificada e mais renovável for a nossa matriz energética, mais segurança nós teremos", destacou o relator.

Fernando Ferro disse ainda que vai propor, em seu relatório - a ser apresentado em maio - incentivos fiscais e tributários para todas as formas de energias renováveis.

Notícias anteriores:
Deputado diz que uso da energia eólica pode ser ampliado
Deputados vão conhecer experiências energéticas da Espanha
Comissão chamará ministro Carlos Minc para debater energia eólica
Relator quer incentivar troca de chuveiro elétrico por aquecedor

Reportagem – Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 630/2003

Íntegra da proposta